Fotos, plantas, animais, paisagens, lugares, praias, floresta, cachoeira, vídeos, crônicas, depoimentos, críticas... Você vai encontrar aqui!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Aquecimento global - Groelândia

Pessoas...
Olhem esta foto ao lado...
Este lugar é a Groelândia. De acordo com a wikipédia, groelândia em gronelandês, significa "nossa terra".
Pois é, como você pode ver, aquela cor azul mais clara é um rio. Começaram a ser catalogados inúmeros rios como este, e pior, estão aparecendo lagos na groelândia. Num dos lugares mais frios do planeta, estão se formando lagos devido o derretimento das geleiras.
O especialista em geleiras Gordon Hamilton, da universidade de Maine nos Estados Unidos, realizou as primeiras medições diretas na superfície da geleira em 18 de julho de 2005, e constatou que a geleira se move à velocidade de 38 metros por dia, ou 14 quilômetros por ano, uma velocidade três vezes mais rápido que em 2002.
É na groelândia que fica uma boa parte da água doce do planeta. Imagine o que vai acontecer se este processo de derretimento continuar? Na verdade no momento em que você está lendo este post, a velocidade do derretimento já deve ser maior que a constatada pelo cientista citado acima.
Você mora em litoral? Comece a se preocupar, pois acredita-se que em dez anos os mares vão aumentar sete metros o seu nível. Isso significa que todas as praias que você conhece, podem em pouco tempo desaparecer do mapa.
O que os seres humanos estão fazendo para mudar esta realidade? Não pode-se dizer que nada, mas sim que não é o suficiente. Os estados mais poderosos do mundo, preocupam-se mais com fabricação de armas e exército, que com a saúde do nosso planeta.
Na verdade esta realidade, só vai ter um final feliz se todos pararem de se preocupar com guerras, e voltar os olhares para a saúde do planeta.
Uma pessoa sozinha, pode não fazer muita coisa, mas muitas pessoas juntas podem fazer muito.
O que você sozinho pode fazer para diminuir o aquecimento global?
Existem várias sugestões, por exemplo: ao construtir um casa, optar por colher água da chuva e  reutilizar para molhar jardim, usar esta água para a descarga do banheiro, implantar um sistema de energia solar, projetar sua casa de modo que ela receba luz natural, escolher melhor as empresas que você costuma consumir produtos, ser responsável pelo seu lixo e destino do mesmo, dentre muitas outras coisas que você ja sabe.
Este post é mais para lembrar você que o mundo que você conhece, em dez anos vai ser diferente! Ops, ou não?
Mude-se para mudar o planeta.

Nenhum comentário: